O projecto EBELa estuda sinais precoces do desenvolvimento da linguagem, no sentido de identificar eventuais riscos de perturbações da linguagem, como as Perturbações do Espectro do Autismo e Perturbações Especificas da Linguagem, e assim permitir um acompanhamento e intervenção adequados o mais cedo possível.
Assumimos o desafio de realizar um estudo prospectivo amplo com o objectivo de identificar marcadores precoces de desenvolvimento da linguagem na aquisição do Português Europeu. Os marcadores precoces permitem prever o desenvolvimento linguístico posterior, quer no caso do desenvolvimento normal, quer no caso de perturbações no desenvolvimento. O estudo centra-se em dois grupos de bebés, entre os 5 e os 30 meses: bebés sem risco conhecido para perturbações do Espectro do Autismo e Perturbações Específicas da Linguagem e bebés de risco (segundo vários factores, como risco genético, sexo, tempo de gestação e peso).
As tarefas do estudo são inofensivas e completamente seguras para os bebés, consistindo no registo do movimento dos olhos dos bebés, ou da sua actividade cerebral (EEG), durante a audição de sons e visualização de imagens, a par do preenchimento de questionários sobre o desenvolvimento dos bebés.
Este projecto combina, assim, investigação fundamental e investigação aplicada: contribui para o conhecimento de como a língua é adquirida e visa possibilitar a promoção de métodos mais eficazes de prevenção, diagnóstico e intervenção precoce em caso de risco de desenvolvimento de perturbações da linguagem, com claros benefícios para o indivíduo, a família e a sociedade.

Projecto da Linha de Investigação de Excelência, Área Científica A Mente Humana e sua Complexidade (Linguística), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.




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Webmaster: Pedro Oliveira

Destaques

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Notícias


Avaliação de Sinais de Alerta para Perturbações do Espectro do Autismo

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   EXCL/MHC-LIN/0688/2012 Lisbon BabyLab    
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