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Quem somos









Equipa de Investigação

   

Directora do Lisbon Baby Lab. Doutorou-se em 1999, com uma tese sobre estrutura prosódica e entoação. A sua investigação centra-se na aquisição e desenvolvimento da prosódia, na percepção e na produção da língua, e no papel da prosódia no desenvolvimento da linguagem .Investigadora Principal dos projetos Horizonte21, PLOs e P2LINK

   

Directora do Laboratório de Fonética. Professora Associada do Departamento de Linguística, obteve o seu doutoramento em 2001 com uma tese sobre a palavra prosódica. A sua investigação foca-se na interface entre a fonologia, a morfologia e o léxico, com especial interesse na forma das palavras e nas suas propriedades. Investigador principal dos projetos EBELa e DEPE, e Co-IP dos projetos Horizonte21 e P2LINK.

   

A Marisa é Professora Auxiliar no Departamento de Linguística. Atualmente trabalha com prosódia visual em Língua Portuguesa e Língua Gestual. No seu doutoramento (2013), estudou a variação prosódica (melodia, ritmo) no português europeu. Tem especial interesse em como a variação prosódica é expressa por pistas visuais na produção e percepção, em adultos e crianças.

   

Catia é investigadora no projeto PLOs - Preditores de desenvolvimento da linguagem. Para o seu doutoramento (Universidade de Lisboa, 2016), estudou o papel da prosódia no desenvolvimento das capacidades de segmentação dos bebés e das capacidades das crianças para lidar com ambiguidades lexicais e sintáticas.

   
Jovana é investigadora de pós-doutorado no Lisbon Baby Lab. Obteve o seu doutorado em 2019 no Centro Basco de Cognição, Cérebro e Linguagem, com uma tese sobre o desenvolvimento do processamento de fala audiovisual em crianças monolíngues e bilíngues.
   

A Marisa é Assistente de Investigação no CLUL e é membro da equipa dos projectos EBELaHorizon21 e PLOs. Doutorou-se em 2014, na Universidade do Porto, com uma tese sobre o desenvolvimento prosódico em crianças com desenvolvimento típico e atípico, em particular com perturbações do espectro do autismo.

   

Cláudia é psicóloga clínica do Hospital Santa Maria e membro da equipa do projeto PLOs. Para o seu doutoramento (Universidade de Lisboa, 2018), estudou o desenvolvimento da linguagem e da comunicação no autismo.

   

Com bolsa de doutoramento da FCT, o Nuno está a investigar o desenvolvimento da linguagem em crianças a aprender português e uma língua adicional. Também é membro da equipa do projeto PLOs.

   

Jahan é atualmente estudante de doutorado que investiga a aquisição de prosódia em várias línguas, com base em evidências de persa e português. Está também envolvido nas atividades do projeto PLOs.

   

O Ricardo é bolseiro de investigação no Lisbon Baby Lab. Na sua dissertação de mestrado (Universidade de Lisboa, 2022) estudou a Prosódia e os Gestos como preditores precoces de aquisição da linguagem.

   

Professor Associado da Universidade do Porto, o Professor David tem uma Especialidade em Odontopediatria. Doutorou-se em 2000 em Odontopediatria e Ortodontia. Desenvolve a sua investigação na área das Ciências Médicas e da Saúde e tem trabalhado extensivamente com crianças com Síndrome de Down. É um membro da equipa do projeto P2LINK.

   

Kai Alter é Professor Sénior em Neurociência Cognitiva Auditiva, no Instituto de Neurociência da Universidade de Newcastle e colaborador do Lisbon Baby Lab. A sua investigação centra-se na neurocognição da prosódia e entoação, neurocognição da fonética e fonologia, linguagem e processamento de fala em populações típicas e clínicas, bem como aspetos do desenvolvimento do processamento da fala e da linguagem.

   

Bettina Braun é Professora na Universidade de Konstanz e colaboradora do Lisbon Baby Lab. A sua investigação centra-se na questão de como é interpretado e processado o contínuo da fala, com especial ênfase na prosódia da fala (organização temporal, ritmo, intensidade e tom). Investiga também a aquisição da prosódia em língua materna e língua segunda, bem como a interação entre a prosódia com outros aspetos da linguagem. 

 


Professora Auxiliar na Renmin University of China e colaboradora do Lisbon Baby Lab. Doutorou-se em 2013, na Universidade da Florida, com uma tese sobre a produção e a percepção de tons, usando métodos comportamentais e potenciais evocados. Foi bolseira de pós-doutoramento no projecto EBELa.