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Quem somos

Equipa de Investigação

   

Directora do Laboratório de Fonética e Baby Lab. Doutorou-se em 1999, com uma tese sobre estrutura prosódica e entoação. A sua investigação centra-se na aquisição e desenvolvimento da prosódia, na percepção e na produção da língua, e no papel da prosódia no desenvolvimento da linguagem. Investigadora Responsável do projecto Horizon21.

   

Doutorou-se em 2001, com uma tese sobre a palavra prosódica. Desenvolve investigação na interface entre fonologia, morfologia e léxico, com especial relevo para os formatos da palavra e as suas propriedades nas línguas. Investigadora Responsável dos projectos EBELa e DEPE.

   

Investigador FCT, com um projecto sobre a emergência e desenvolvimento das capacidades de segmentação da fala em bebés portugueses. Doutorou-se em 2010, na Universidade de Plymouth, com uma tese sobre a percepção de diferenças de pronúncia por adultos e bebés.

   

Bolseira de Pós-Doutoramento FCT. Para a sua tese de doutoramento (Universidade de Lisboa, 2013), estudou a variação prosódica (melodia, ritmo) entre dialectos do Português. Entre os seus interesses está o estudo dos efeitos da variação prosódica na produção e percepção visual, em adultos e crianças.

   

Bolseira de Pós-Doutoramento FCT. Membro da equipa dos projectos EBELa e Horizon21. Doutorou-se em 2014, na Universidade do Porto, com uma tese sobre o desenvolvimento prosódico em crianças com desenvolvimento típico e atípico, em particular com perturbações do espectro do autismo.

   

Bolseira de Doutoramento FCT, com uma tese sobre a percepção da prosódia na aquisição do Português Europeu, em particular sobre as capacidades de crianças utilizarem o modo como falamos para desambiguar frases e de bebés usarem pistas semelhantes para identificar palavras.

   

Bolseiro de Doutoramento FCT, com uma tese sobre o desenvolvimento dos padrões de duração das primeiras palavras aos três anos de idade, comparando a fala infantil com o discurso dirigido à criança e o discurso entre adultos.

   

Para a sua tese de mestrado, estuda a aquisição e desenvolvimento da linguagem focando-se no modo como as crianças começam a produzir as ligações entre as palavras, como em 'lápis azul (lápi[z]azul).

   
Professora Auxiliar na Renmin University of China e colaboradora do Lisbon Baby Lab. Doutorou-se em 2013, na Universidade da Florida, com uma tese sobre a produção e a percepção de tons, usando métodos comportamentais e potenciais evocados. Foi bolseira de pós-doutoramento no projecto EBELa.