A equipa de investigadores do Lisbon Baby Lab estuda o desenvolvimento da linguagem em bebés e crianças portuguesas, ou em bebés e crianças expostas ao Português. O nosso objectivo central é contribuir para o conhecimento do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, um processo sobre o qual ainda se sabe pouco.
A investigação que realizamos centra-se em estudos de percepção e compreensão da linguagem e da fala em bebés a partir dos 4 meses de idade e em estudos de produção na fase pré-linguística e das primeiras palavras. O que é que as crianças, especialmente durante os 3 primeiros anos de vida, sabem sobre a linguagem, em particular sobre a sua língua nativa – o Português? A aquisição de uma língua não começa quando a criança produz as primeiras palavras. Muito antes desse momento, o bebé tem de perceber como descodificar o sinal de fala que ouve, isto é, segmentar e identificar nesse sinal sons, combinações de sons, palavras, combinações de palavras, significados e diferentes estruturas linguísticas. Como é que o bebé reconhece as palavras, isto é, identifica as palavras no contínuo das sequências de fala? Na escrita, as palavras surgem habitualmente separadas por espaços em branco, mas na fala as palavras encontram-se ligadas num contínuo sonoro. Como e quando é que os bebés identificam sons diferentes (por exemplo, os sons iniciais das palavras gato e pato), ou padrões de acento diferentes (por exemplo, nas palavras gato e vela a sílaba mais forte é a primeira, mas nas palavras sofá e café é a segunda sílaba a mais forte), ou melodias diferentes (por exemplo, a sequência ‘a mamã chegou’ constitui uma afirmação se pronunciada com uma melodia final descendente e uma pergunta se dita com uma melodia final ascendente)? Como é que a criança aprende novas palavras?
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