Lisbon Baby Lab > Projectos >

McArthur Bates CDI para o Português Europeu - Formas reduzidas

 

Financiamento

Projecto DEPE  (PTDC/CLE-LIN/108722/2008)
Laboratório de Fonética & Lisbon Baby Lab
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Adaptação dos MacArthur Bates Communicative Development Inventories ao Português Europeu: Desenvolvimento das formas curtas para o Nível I (8 a 18 meses) e o Nível II (16 a 30 meses)

Autorização concedida pelo CDI Advisory Board para o desenvolvimento de adaptações ao Português Europeu dos instrumentos CDI (Agosto, 2012).

O CDI é um questionário que permite determinar competências de linguagem em bebés e crianças. O questionário é directamente respondido pelos encarregados de educação. O CDI, inicialmente criado para a língua inglesa, tem sido adaptado e desenvolvido para váriasl ínguas. O Lisbon Baby Lab desenvolveu um CDI (Formas reduzidas dos Níveis I e II) para a língua portuguesa. Trata-se de um questionário curto (apenas uma página) e de preenchimento fácil. O questionário é acompanhado por uma pequena ficha com perguntas gerais sobre o meio familiar da criança.

Os dados obtidos com o CDI ajudarão a estudar o desenvolvimento linguístico das crianças portuguesas. Apenas o conhecimento do desenvolvimento linguístico típico das crianças portuguesas nos permitirá detectar casos de desvio nesse desenvolvimento, possibilitando uma intervenção atempada e ajustada dos técnicos e equipas de apoio ao desenvolvimento infantil.

Na construção dos instrumentos para o Português, foram tidos em conta o léxico produzido por crianças entre os 11 meses e os 3 anos (ver PLEX5), o léxico produzido na fala adulta dirigida a crianças, e mais de 100 questionários respondidos com base em versões anteriores dos instrumentos.  Considerámos ainda as características lexicais, morfológicas e fonológicas específicas da língua portuguesa: por exemplo, a frequência de utilização das palavras, a distribuição dos formatos de palavra na língua, bem como dos padrões de acento, dos tipos silábicos e da complexidade silábica.

Informação sobre os documentos de suporte do CDI Português:

PLEX5 - Um léxico infantil para o Português Europeu;

CDS_EP - Um léxico de Discurso Dirigido à Criança para o Português Europeu, a partir da base de dados FrePoP (0;11 to 3;04).

O estudo normativo para a população portuguesa, cuja recolha de dados foi iniciada em Dezembro de 2012, encontra-se concluído. Este estudo teve por base uma amostra de 836 crianças entre os 8 e os 30 meses. A metodologia seguida e os resultados obtidos foram apresentados em Frota, Butler, Correia, Severino, Vicente & Vigário 2015. Os resultados finais, incluindo curvas de desenvolvimento e tabelas por percentil mês a mês para rapazes e raparigas podem ser obtidos a partir do sítio Questionários MacArthur Bates para o Português Europeu - Formas curtas [link].

Para mais informação:

Sónia Frota

Lisbon Baby Lab (CLUL/FLUL)

Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras

Alameda da Universidade

1600-214 Lisboa, Portugal

sonia.frota AT mail.telepac.pt ; labfon AT letras.ulisboa.pt