P2LINK


The Perception-Production Link in Early Infancy: A language acquisition oral-motor intervention study

Bem-Vindo

O projeto P2LINK estuda a ligação entre perceção e produção no desenvolvimento inicial da linguagem e assim contribui para a área emergente da investigação sobre a ligação perceção-produção. Em investigação recente, foi mostrado que perturbações oro-motoras induzidas experimentalmente comprometem a perceção da fala, mas muito pouco se sabe sobre a generalização e o potencial impacto destes efeitos em diferentes áreas da perceção e no percurso do desenvolvimento da linguagem. Esse conhecimento é importante para a compreensão do desenvolvimento da linguagem e da comunicação em bebés desde muito cedo no primeiro ano de vida. É também fundamental determinar os efeitos das perturbações oro-motoras de longa duração no desenvolvimento da perceção da
fala e consequente impacto na aquisição da linguagem, em populações clínicas com dismorfologias oro-motoras como no caso da Síndrome de Down.

Através da combinação de diversos métodos de investigação inofensivos e completamente seguros para os bebés, neste projeto analisamos a ligação perceção-produção no desenvolvimento da linguagem e comunicação dos 6 meses aos 18 meses. Os resultados do projeto terão implicações clínicas extensíveis a várias condições caracterizadas por perturbações oro-motoras, e trarão avanços na compreensão da ligação entre perceção e produção na aquisição da linguagem típica e atípica. A combinação das competências científicas e clínicas na equipa do P2LINK (que junta a linguística, a psicolinguística, a psicologia, a terapia da fala e a odontopediatria) promove a translação clínica das descobertas e produtos científicos, perspetivando melhor saúde e educação numa sociedade inclusiva.

Destaques

O Lisbon Baby Lab organiza um workshop sobre o desenvolvimento da linguagem e perturbações do neurodesenvolvimento em populações de risco: NeuroD-WELL 2022, Lisboa, 29 de Agosto. 

Mais informações aqui

 

A Professora Sónia Frota foi entrevistada por Ricardo Lopes: Aquisição da Linguagem, Prosódia, o Baby Lab e o Português.

Veja a entrevista no canal The Dissenter aqui.